A Nova Polêmica da Benetton

16 nov

A marca de moda italiana Benetton, além de ser reconhecida por suas roupas, sempre ganhou notoriedade por não promover seu nome através de propagandas diretas de seus produtos, e sim fazendo um tipo de propaganda institucional apoiando e financiando causas nobres sem fins lucrativos. Algumas dessas campanhas são famosas no mundo inteiro por serem bem polêmicas, abordando questões religiosas, culturais e políticas, exibindo uma realidade chocante incomum em publicidade de roupas.

Campanha do publicitário Oliviero Toscani veiculada em 1991/92 no contexto do fim do apartheid sul-africano.

Com isso, a marca ganhou status vinculado a ideais de responsabilidade social além da imagem de uma empresa visionária em relação a seus valores. Dessa vez, a mais nova polêmica da Benneton lançada hoje se refere a uma fundação chamada Unhate, ou seja, uma instituição de protesto à cultura do ódio em favor de uma mais tolerante. Para isso, a campanha publicitária criada para divulgar esta ideia consiste em chocantes fotomontagens, mostrando beijos entre pessoas notórias que possuem um posicionamento conflitante em questões ideológicas ou políticas, como por exemplo, o presidente Barack Obama tascando um beijão na boca de Hugo Chávez, ou então um climão entre a chanceler alemã Angela Merkel e Nicolas Sarkozy (abre o olho, Carla Bruni!).

O presidente americano com o presidente da Venezuela.

Angela Merkel e o presidente francês.

Mahmoud Abbas, líder palestino e o o premiê israelense Benjamin Netanyahu.

Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el Tayeb, imã da mesquita de Al Azhar no Cairo.

Esse foi a vez do chinês Hu Jintao beijar Barack Obama.

O líder norte-coreano, Kim Jong-il e o presidente sul-coreano Lee Myung-bak.

Além das fotos, a campanha possui outras ações como o Kiss Wall, um site onde é possível carregar uma imagem de você mesmo treinando um beijo em alguém – depois o sistema juntará automaticamente com uma foto de outro usuário criando uma montagem bem divertida. Também vale a pena assistir ao filme dirigido por Laurent Chanez mostrando a complexidade entre conflitos e o amor.

E aí, vocês concordam com a abordagem agressiva da Benetton? Gostaram da campanha? É uma questão polêmica, então dê a sua opinião!

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