California way of life!

13 nov

Quando fui para os Estados Unidos em Dezembro de 2010, a ideia era a mesma de todos os intercambistas inscritos no Programa Work Experience – o emprego que aparecer, está ótimo!

Mas por sorte, destino, ou qualquer coisa em que você acredite, em Fevereiro deste ano, fiz uma entrevista e passei para trabalhar como treinee de gerente da Hollister Co.

Porsh da Hollister.

A empresa é formada por quatro lojas diferentes – a Hollister, a Abercrombie  & Fitch, Abercrombie Kids e a Gilly Hicks.

Dentre elas, a Hollister representa o estilo de ser e de se vestir dos californianos. Não só com suas roupas, mas com a decoração, a música e toda a ambientação.

Logo que começei a trabalhar, aprendi que quatro fatores eram fundamentais para diferenciar a empresa das outras: a música, o cheiro, a decoração e os models.

O som é obrigatóriamente ligado no momento em que a loja abre, e desligado só depois de todos os clientes saírem. A música é tão alta que não é raro os turistas entrarem na loja para perguntar se está acontecendo alguma festa comemorativa.

Na minha primeira semana, a dor de cabeça me acompanhava por todas as noites devido à música alta. Depois de duas semanas, todos que trabalham na loja já sabem o setlist, que muda uma vez por mês, de cabeça.

Ah, cada uma das músicas é tirada de um dos Cds vendidos na própria loja.

Cds vendidos na Hollister.

Quem já foi em uma das lojas Hollister sabe que o cheiro delas é característico. A cada três horas, nós tinhamos que borrifar a essência do perfume principal da Hollister, o SoCal, em todos os cômodos e closets de roupas.

Cheiro espalhado pela loja.

Todo o ambiente é decorado para remeter à uma casa californiana. São as luzes, as mesas, os armários em que ficam as roupas. Tudo faz parte do estilo que a loja quer vender.

Luzes, manequins e mesas decoram a loja.

Mas, pra mim, a principal característica da Hollister são os models. Não existem vendedores. Todos são “modelos”.

Os candidatos passam por uma entrevista com um dos gerentes, que levam em consideração as respostas para algumas perguntas feitas e a aparência de cada um. Todos os gerentes precisam encontrar pessoas que se enquadrem no perfil da loja, que preza pela diversidade. Cada uma das Hollister’s precisa ter o maior número de pessoas possível, com características físicas diferentes.

Em todas as terças, os gerentes passam uma hora recrutando pessoas que façam o perfil da loja, para abordar e perguntar se tem interesse em trabalhar na Hollister. Isso é feito em shoppings, faculdades e em outras lojas.

Os models precisam trabalhar vestidos com roupas da loja e as meninas não podem usar maquiagem pesada, nem pintura no cabelo que fuja do aspecto natural.

Apesar de não serem vendedores, todos os models têm como obrigação cumprimentar todos os clientes que estejam dentro da loja e ajudar, caso precisem.

Modelos e não vendedores.

Algumas das músicas que animavam a Hollister no último verão de lá:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: