Por trás do carnaval capixaba.

11 nov

No começo do ano no Rio de Janeiro são produzidas mais de 40 mil fantasias em um evento que mobiliza todo o país. O carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo principalmente pela festa organizada na cidade maravilhosa.

Mas não é só lá que existem pessoas empenhadas o ano inteiro em levar o samba pra avenida. Apesar de ainda pouco conhecido nacionalmente (e infelizmente até no Estado), o carnaval capixaba cresce a cada ano e mostra que tem tudo pra fazer uma festa cada vez mais bonita e organizada.

Sambão do povo vazio e já repleto de gente.

Mas foi fazendo uma matéria pra um site de uma disciplina do professor @fabiomalini que vi um lado ainda mais bonito do que a própria festa no Sambão do Povo.

No barracão da Pega no Samba conheci Willians Silva, o carnavalesco da escola. Com a falta de dinheiro enfrentada pela maioria das escolas do Estado, a equipe precisa encontrar maneiras de organizar o desfile da melhor maneira possível com o pouco de dinheiro que possuem para isso.

E foi nessas circunstâncias que encontrei Willians num ateliê adaptado em uma casa na comunidade da escola fazendo as primeiras fantasias do carnaval de 2011. O carnavalesco faz os moldes em folhas de jornais e conta que foi obrigado a abrir mão de detalhes das fantasias por falta de recursos.

Moldes em folhas de jornal.

Detalhe de uma fantasia já pronta.

Isso mostra que profissionais de moda existem em todos os lugares e não só em desfiles de Milão. Que talvez estilistas renomados não conseguiriam se virar da forma como ele faz se tivessem as mesmas limitações. E principalmente, que devemos valorizar (muito!) mais o carnaval do nosso estado e as pessoas envolvidas nele.

Por que com dinheiro é fácil, difícil é fazer carnaval só com e pelo amor à escola.

Fotos minhas e de @paula_falcao.
Anúncios

2 Respostas to “Por trás do carnaval capixaba.”

  1. Paula Falcão 11/11/2010 às 9:46 PM #

    arrasou no blog e no post.
    totalmente demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: